Prefeitura leva cadastramento para castração de cães e gatos aos bairros do município

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou uma ação de cadastramento para castração animal gratuita no município. A atividade foi realizada na Casa do Caminho, na Estrada Miguel João Ortiz, na última terça-feira (7) e na UBS do Jardim Luciana, na quarta-feira (8).

Os munícipes interessados em realizar o cadastro de seus cães e gatos fizeram o cadastro de forma rápida com o auxílio da equipe da Diretoria de Bem-Estar Animal por meio do site PetCastra, projeto inovador que busca acelerar os processos de inscrição de castração, criado por alunos da ETEC Dr. Emílio Hernandez Aguilar em parceria com a Prefeitura, que desde 2014, registrou a castração de 21.688 pets, segundo os dados fornecidos pelo diretor do setor de Bem-Estar Animal, Francisco Barnabé.

Clique aqui aqui para acessar o PetCastra e fazer a inscrição para castração.

Ainda segundo Francisco, após o cadastramento, os donos dos animais serão notificados pela Unidade de Vigilância de Zoonoses e têm em torno de 15 dias para definição de data e local onde a castração será feita. Os procedimentos serão realizados pelas cinco novas clínicas veterinárias conveniadas pela Prefeitura.

No primeiro dia da ação, mais de 20 pessoas se reuniram para inscrever seus pets no programa. O segundo dia também contou com um número considerável de moradores, chegando a mais de 100 matrículas.

Para a secretária municipal da Saúde, Thais Rivera, levar esse tipo de projeto aos bairros e aproximá-los da população representa o acesso real do munícipe às políticas públicas. “A castração é um meio muito importante para termos noção do controle populacional, garantia da diminuição do abandono de animais e do excesso de animais soltos pelas ruas”, explicou a secretária.

Além disso, Thaís ainda reforçou o trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), na identificação e auxílio às famílias com maior vulnerabilidade para o transporte de seus pets no dia do procedimento.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Orlando Junior