Espetáculo “Encontro às Escuras” reconta histórias de mulheres negras na Casa de Cultura Marielle Franco

No último sábado (11), a Casa de Cultura Marielle Franco foi palco do espetáculo “Encontro às Escuras”, protagonizado pela artista Ana Moraes e a percussionista Sol. A atividade, com produção do Coletivo Aya Cultural, fez parte da Programação do Mês da Consciência Negra em Franco da Rocha.

Veja fotos da apresentação.

Produzido em 2020, o “Encontro às Escuras” resgata histórias de mulheres negras que, muitas vezes, foram apagadas pelos registros históricos convencionais. Entre essas histórias poderosas está a de Dandara dos Palmares, uma figura emblemática que se tornou símbolo de resistência e força.

Ao abordar a invisibilidade histórica dessas mulheres, Ana Moraes proporcionou ao público uma experiência imersiva, destacando a importância de reconhecer e celebrar as contribuições muitas vezes negligenciadas das mulheres negras para a sociedade. O espetáculo não apenas entreteve, mas também educou com perguntas durante a apresentação, promovendo uma reflexão sobre a necessidade de amplificar vozes historicamente silenciadas.

“Falar sobre a origem dos povos na África, sobre Dandara e outras importantes mulheres é um ato de resistência por si só. Me emociona poder viver isso dentro da minha cidade, rodeada e sendo prestigiada por mulheres pretas que me inspiram. Nós da Aya trabalhamos muito para que isso acontecesse e o meu peito está cheio de alegria”, comentou Ana.

Ângela Souza, de 31 anos, fez questão de assistir ao espetáculo quando passou em frente a Casa de Cultura e viu o anúncio. “Entrei empolgada e saio com a expectativa atendida. Cada detalhe, a pouca luz e a atuação da Ana faz com que a gente se sinta dentro da história. Foi lindo, emocionante e necessário”.

A programação do Mês da Consciência Negra em Franco da Rocha, promovida pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Religiosa em parceria com a Secretaria Adjunta de Cultura, seguirá rolando e terá no próximo sábado (18), às 9h, o lançamento do “Painel Raízes” também na Casa de Cultura.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos