Prefeitura realiza atividade do Novembro Azul com usuários do Caps

Na última quinta-feira (9), aconteceu o evento “Novembro Azul – mês de combate ao câncer de próstata”, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) Luiz Marcelo Mazarini Novaes, onde foram realizadas atividades relacionadas ao tema com os usuários do Caps II e do Caps Álcool e Drogas. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Saúde, teve como objetivo promover a conscientização sobre a saúde masculina, especialmente para desmistificar o preconceito e falta de informação que cercam a exames de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença que não manifesta sintomas na fase inicial e acontece quando as células da próstata, uma glândula de cerca de 20 gramas do sistema reprodutor masculino, com forma semelhante a uma castanha e localizada abaixo da bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Alguns desses tumores podem crescer com rapidez, espalhando-se por outros órgãos, podendo levar os pacientes a óbito.

O Dr. José Carlos Carvalho e o enfermeiro José Carlos, fizeram uma apresentação de slides em forma de bate-papo com o público, mostrando a importância da realização dos exames de rotina visto que, se detectada na forma inicial, a doença pode ter 90% de chances de cura.

Desta forma, a campanha Novembro Azul enfatiza a necessidade de os homens retomarem os cuidados com a saúde e voltarem a ir ao médico. Por isso, os especialistas da área recomendam que homens a partir dos 50 anos de idade procurem um urologista ao menos uma vez ao ano, para realizar exames de toque retal e também de sangue, para avaliar a dosagem do antígeno prostático específico (PSA). Calcula-se que cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata sejam diagnosticados apenas pela alteração no toque retal. Se houver histórico familiar da doença na família, os homens devem adotar essas medidas a partir dos 45 anos.

Fatores de risco

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

Sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Campanha Novembro Azul

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008.A campanha visa sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.

Texto e foto: Carlos Augusto Dornelles


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
Atendimentos | 21 de maio
Por motivo de treinamento aos servidores municipais, o atendimento ao publico sofrerá alterações no setor de Dívida Ativa e Protocolo, com atendimento até 12h30.