Prefeitura leva o “Dia de Planejamento Familiar” à UBS Antônio de Paula Lima, no centro

Na última sexta-feira (17), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Núcleo de Educação Permanente e Humanização e Comissão de Ética de Enfermagem, realizou o “Dia de Planejamento Familiar” na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio de Paula Lima, com foco na capacitação de inserção de DIU.

A ação contou com triagem para a coleta de Papanicolau, colocação de DIU, solicitação de exames de rastreamento do câncer de mama e prescrição de métodos contraceptivos.

Segundo a articuladora da Saúde da Mulher pelo Estado de São Paulo que atua na unidade, Sheylla Alves, o programa visa garantir aos casais que desejam ter filhos as melhores condições e caminhos para uma gestação tranquila e segura. “Nós buscamos incentivar pessoas que desejam ter filhos a participar do programa para evitarmos as consequências de uma gravidez não planejada”, explicou.

Atuação do programa no município

Em Franco da Rocha, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam com a “Assistência em Planejamento Familiar”. O programa é construído a partir da decisão se há ou não o desejo de uma gestação e atende a todos os munícipes com o intuito de ampliar o acesso de mulheres e homens à informação e aos métodos contraceptivos ou o cuidado pré-natal, além de fornecer métodos contraceptivos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir da entrada no programa, os homens e mulheres passam pelas etapas acompanhados por uma equipe de enfermagem, equipe médica, psicólogos e assistentes sociais, que cuidam e auxiliam nas decisões dos participantes.

A profissional da saúde, Fernanda Camargo, reforçou que é necessário que os homens também façam parte deste tipo de ação e que participem dos encontros que discutem questões de saúde pública.

O município disponibiliza anticoncepcionais (oral ou injetável), inserção de DIU de cobre, cirurgia de vasectomia e laqueadura.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães

Atendimentos | 21 de maio
Por motivo de treinamento aos servidores municipais, o atendimento ao publico sofrerá alterações no setor de Dívida Ativa e Protocolo, com atendimento até 12h30.