Prefeitura participa do evento “Juca Vivo, 20 anos – Promovendo alianças em favor do saneamento básico”

Na última segunda-feira (13), servidores e autoridades da Prefeitura de Franco da Rocha participaram do evento “Juca Vivo, 20 anos – Promovendo alianças em favor do saneamento básico”, organizado pelo Instituto de Pesquisas em Ecologia Humana (IPEH). O encontro aconteceu no auditório da sede do Parque Estadual do Juquery.

Veja fotos do evento.

A tarde, repleta de atividades, contou com a presença do prefeito Dr. Nivaldo, do atual presidente do projeto, Dr. Bonfilio A Ferreira e do diretor da Fatec Giuliano Cecchettini, Paulo Hélio Kanayama. O Instituto IPEH se dedica para fins de estudo piloto a transformar a realidade da bacia hidrográfica do rio Juqueri, inspirando outras regiões a seguir esse exemplo e construir um futuro mais saudável e sustentável para todos. Neste sentido, o evento teve como foco a criação de espaços de inovação em tecnologias sociais e de saneamento para o desenvolvimento de soluções baseadas no ensino e pesquisa aplicada.

No encontro, foram realizadas palestras de parceiros e apoiadores do projeto, como a Rede de Pesquisa CIAM-Clima (FAU-Mackenzie/UFABC), Grupo de Pesquisa da Faculdade de Tecnologia (FATEC) Giuliano Cecchettini – Unidade Franco da Rocha e alunos do colégio Universitário Zelinda, de Caieiras.

Lançado em 13 de novembro de 2003, o Programa Juca Vivo é uma aliança inédita entre agentes de inovação estabelecidos ou com atividades na bacia hidrográfica do rio Juqueri e região da Serra da Cantareira, visando a despoluição dos cursos de água, valorização e tratamento de resíduos, além de diversas revitalizações.

Com a palavra de abertura, Dr. Nivaldo falou sobre a importância desses cuidados. “Temos que realizar cada vez mais eventos relacionados ao meio ambiente, para estabelecermos essa troca de ideias e colocá-las em prática. Sabemos da importância que a natureza tem no nosso dia a dia, especialmente do rio Juquery e da nossa poção do cerrado, por isso, temos que unir esforços para amenizar os danos causados ao meio ambiente”.

Vale ressaltar que, com a mobilização de toda sociedade, o programa Juca Vivo lutou pelas ações de saneamento básico e drenagem, com estimativa de mais de 2 bilhões de reais em obras até 2027 para melhorar as condições de vida da população de todo país.

Texto e foto: Carlos Augusto Dornelles