1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher é realizada em Franco da Rocha

O objetivo foi propor políticas públicas por equidade de gênero e pelos direitos das mulheres franco-rochenses

No último sábado (25), Franco da Rocha recebeu a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher que marcou o compromisso com a equidade de gênero e a promoção dos direitos das mulheres no município. A Prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), realizou o encontro na Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar e reuniu representantes da sociedade civil, autoridades locais e ativistas.

Clique para acessar as fotos da conferência.

O principal objetivo da conferência foi proporcionar um espaço para discutir e propor políticas públicas que garantam os direitos das mulheres franco-rochenses. Para discussão e apresentação de propostas foram estabelecidos seis eixos temáticos que nortearam a conferência, sendo eles: Direitos das Meninas (Adolescentes); Mulheres e Pobreza; Mulheres e Saúde; Mulheres, Poder e Liderança; Mulheres e Segurança Pública; e Mulheres e Educação.

Formaram a mesa solene a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Mari Mora; o prefeito Doutor Nivaldo; a vice-prefeita Lorena Oliveira; o diretor da ETEC, Marcelo de Oliveira; e o vereador Alex do Posto.

“O conselho é um instrumento muito importante para a mudança social com a fiscalização das ações do município na defesa dos direitos das mulheres. Essa foi a primeira  conferência e esperamos que abra caminho para que essa luta seja ainda mais frequente envolvendo sociedade civil e poder público. Feliz pelo CMDM e por tudo que temos feito pela diminuição da violência contra a mulher e a desigualdade social que nós enfrentamos”, disse a presidenta Mari Moura.

Após a reunião dos grupos de trabalho, as relatoras apresentaram as propostas de seus respectivos eixos para votação na plenária final. No eixo Saúde e Mulher, por exemplo, foi apresentada a proposta de realização de rodas de conversas sobre as especificidades da saúde da mulher negra e indígenas para promoção de programas instituídos e regulamentados na rede municipal de saúde pública.

Com a aprovação por votação das propostas de cada eixo, será elaborado um documento para encaminhamento à municipalidade que também será usado como base para os debates na Conferência Estadual.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior

Publicada em • Leia mais sobre | | |