Troque o Preconceito pela Vida: Prefeitura realiza palestra sobre Novembro Azul para servidores

O câncer de próstata é uma doença que não manifesta sintomas na fase inicial e é o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele

Na última sexta-feira (24), aconteceu o evento “Novembro Azul – mês de combate ao câncer de próstata” no prédio da infraestrutura de Franco da Rocha. O evento, organizado pela Secretaria de Gestão Pública em conjunto com a Escola de Governo, Medicina do Trabalho e a Secretaria de Saúde, foi voltado aos trabalhadores e servidores, que participaram de uma tarde repleta de atividades.

Confira as imagens da atividade.

O encontrou contou com a presença do prefeito Dr. Nivaldo, do secretário executivo do Gabinete do Prefeito Marcus Brandino, da secretária municipal da Saúde Thais Rivera, do vereador Dado, do secretário de Gestão Pública Alexandre Chaves, da gestora da Escola de Governo Rosangela Vikacas e do gerente da UBS Parque Vitória Nemias Martins, além de funcionários e médicos da unidade.

Abrindo os trabalhos, o Dr. Lucas falou sobre o câncer de próstata, seus sintomas, preconceitos que permeiam o assunto, as causas e exames para prevenção do mesmo.

O câncer de próstata é uma doença que não manifesta sintomas na fase inicial e acontece quando as células da próstata, uma glândula de cerca de 20 gramas do sistema reprodutor masculino, com forma semelhante a uma castanha que fica localizada abaixo da bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Alguns desses tumores podem crescer com rapidez, espalhando-se por outros órgãos, podendo levar os pacientes a óbito.

Vale ressaltar que a equipe da UBS disponibilizou gratuitamente para todos os servidores testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), destro (diabetes) e aferição de pressão.

Seguindo o roteiro de atividades, o engenheiro eletricista Wilson Alves passou algumas orientações sobre perigos e acidentes com choque elétrico, seguido pela equipe da Defesa Civil que realizou orientações sobre primeiros socorros que podem acontecer em situações do dia a dia.

Chegando na reta final das atividades, a equipe de Segurança do Trabalho falou sobre EPI (Equipamento de Proteção Individual), dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde, seguidos pelo educador físico Agnaldo Piques, que orientou os trabalhadores sobre a importância das atividades físicas para prevenção de doenças e fez uma atividade de alongamentos práticos com o público presente.

O evento, que teve uma grande aceitação e participação dos servidores, foi finalizado com um sorteio de utensílios e vales-compra, tudo com o objetivo de mostrar para os colaboradores a importância do Novembro Azul para a saúde masculina.

Texto e foto: Carlos Augusto Dornelles

Publicada em • Leia mais sobre | |