Campeonato municipal de futsal: Esporte Clube Franco levanta a taça da série prata e Tabajara Futsal vence a série ouro de forma inédita

As disputas foram realizadas no Ginásio de Esportes Paulo Rogério Lanfranchi Seixas

A noite do último sábado (25), ficou marcada pelas partidas eletrizantes nas disputas das séries ouro e prata pelo Campeonato Municipal de Futsal. Os jogos foram realizados no Ginásio de Esportes Paulo Rogério Lanfranchi Seixas com as partidas entre Esporte Clube Franco x The Mask F.C. pela série prata e XII de Outubro x Tabajara Futsal pela série ouro.

Veja fotos as partidas.

Além das torcidas que preencheram todos os espaços da arquibancada, a noite de decisões contou com a presença da ex-secretária de Esportes do município e atual coordenadora geral de Alto Desempenho e Promoção de Eventos no Ministério do Esporte em Brasília, Silmara Ciampone, do secretário Executivo do Gabinete, Marcus Brandino, e da equipe da Secretaria de Esportes, que auxiliou na construção do campeonato.

Os minutos iniciais da disputa da série prata já mostravam o que esperar da partida: velocidade e intensidade. Tanto a equipe do Esporte Clube Franco quanto o The Mask trabalharam para abrir o placar e sair na frente, e foi o que o Esporte Clube Franco conseguiu.

Ainda no primeiro tempo, depois de um lançamento do goleiro João Vitor nos pés do camisa 19, Denilson Rodrigues, o jogador esperou o momento exato para dar a assistência que colocaria Franco na frente. De Denilson para o camisa 10, Gian Passos, bola na rede.

Depois do intervalo, na volta para os últimos 20 minutos da partida, a equipe do The Mask passou a valorizar a posse de bola na busca pelo empate. Na tentativa falha de explodir a bola no jogador adversário, o camisa 11 do The Mask, Antônio Sena, deu a oportunidade que faltava à equipe do Franco para ampliar o placar. No rebote, a equipe aproveitou e, sem marcação, o camisa 15, Davi, deixou o dele. 2×0 e Fraco na frente.

Apesar da desvantagem no placar, a equipe do Pouso Alegre não se deixou abalar. Depois do time do Esporte Clube Franco exceder o número de faltas, foi marcado o tiro livre direto a favor do The Mask e, de canhota, o camisa 10, Johnny Silva, estufou a rede. 2×1 no placar.

Com a chance de igualar a partida e levar a disputa para as penalidades, a equipe do The Mask passou os minutos finais do jogo fazendo com que a defesa adversária trabalhasse com muita atenção. Apesar de ter arriscado com o goleiro ajudando no ataque, a partida foi encerrada e o Esporte Clube Franco consagrou-se campeão da série prata do Campeonato Municipal de Futsal com acesso garantido à série ouro em 2024.

Além da ótima atuação na final e a taça de campeão em mãos, o goleiro do Esporte Clube Franco, João Vitor, recebeu o prêmio de goleiro menos vazado da competição e o autor do primeiro gol da partida, Gian, foi eleito o artilheiro do campeonato.

O treinador do Franco, Willian Lira, comentou que após o título conquistado pretende ir atrás da taça da série ouro no ano que vem e que é muito grato por todo o trabalho realizado nesta edição. “Fizemos por merecer em todo o decorrer do campeonato. Essa conquista é mérito dos meninos”, expressou.

Tabajara conquista seu primeiro título nos pênaltis

Depois de três anos na tentativa de levantar a taça de campeão da série ouro de futsal, a equipe do Tabajara anulou o favoritismo que o XII de Outubro carregava e consagrou-se campeão.

O primeiro tempo da partida mais esperada da noite foi bem disputado, mas encerrou sem gols.

Na volta para a segunda etapa da partida, a equipe do XII de Outubro passou a trabalhar mais no ataque, fazendo com que o time adversário apostasse na forte marcação.

Apesar da equipe do Jardim Progresso ter mostrado mais confiança na volta para o segundo tempo e ter criado mais chances para abrir o placar, numa cobrança de falta a favor do Tabajara, a bola resvalou na mão do camisa 5 do XII, Moisés, que estava posicionado dentro da área e a infração foi marcada. O camisa 9, Leandro, na disputa direta contra o goleiro, colocou o Tabajara na frente.

Depois de se ver em desvantagem, a equipe do XII de Outubro buscou ter mais chances no ataque na alteração da equipe com um goleiro-linha.

Ainda à frente, o time do Tabajara passou a sofrer pressão da equipe do XII que, numa bola parada, igualou o placar. Na lateral, numa cobrança rápida do camisa 3, Kevin, a bola encontrou os pés do camisa 10, Kauã, que estufou a rede e manteve o XII viva na partida.

Com a torcida inflamada, a equipe do XII viu uma oportunidade certa para conseguir a virada assim que o camisa 12 do Tabajara, Artur Rocha, foi expulso depois de uma entrada forte no jogador adversário. Mesmo com um a menos dentro das quatro linhas, o Tabajara conseguiu levar a disputa para as penalidades e conquistou o que tanto lutou para ter em mãos: a taça da série ouro do futsal.

As penalidades foram encerradas no 4×4, em que o camisa 10 do XII, Kauã, manteve a regra de que quem marca no tempo regulamentar, normalmente erra na disputa dos pênaltis. Porém, na defesa do chute do camisa 11 do Tabajara, Lucas, a esperança de ser bi-campeão se manteve para a equipe do XII.

Nas alternadas foi onde tudo foi decidido. Depois do goleiro da XII, Jonathan, desperdiçar a cobrança, a equipe do Tabajara pôde gritar “é campeão!”.

O jogador Kauã do XII de Outubro foi premiado como artilheiro do campeonato e o goleiro do Tabajara, Kelvin, foi o goleiro menos vazado da competição.

No comando da equipe vencedora, o técnico Eliasaffe Cardoso comentou que já esperava uma final bem disputada e que a equipe havia treinado muito a marcação. “Nós mantivemos o foco durante a partida e mesmo com um a menos conseguimos manter a marcação para evitar que a XII virasse a partida”.

As finais foram transmitidas no Youtube oficial da Prefeitura de Franco da Rocha. Confira: https://www.youtube.com/@PrefdeFranco

Texto e foto: Lívia H. Magalhães

Publicada em • Leia mais sobre | | |