Centro de Convivência, unidades do Caps e residências terapêuticas realizam confraternização para usuários e seus familiares

Ao longo do ano, foram realizados mais de 20 eventos entre todos os equipamentos de saúde, com o objetivo de fortalecer os vínculos com os frequentadores

Na última semana (5), servidores do Centro de Convivência Vera Lucia Magagnini Santos (Ceco) e unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e residências terapêuticas finalizaram as atividades do ano de 2023 com uma festa de confraternização para os usuários e seus familiares.

O evento aconteceu nas dependências do Centro de Convivência e contou com a presença dos atendidos pelo próprio equipamento e dos Caps Infantojuvenil Edivaldo dos Santos Costa, Caps Álcool e Drogas, Residências Terapêuticas e do Caps Luiz Marcelo Mazarini Novaes, com a organização coletiva das gestoras e técnicos de cada equipamento da saúde mental.

Na quadra do Ceco, foram dispostas várias cadeiras em volta da quadra, formando uma pista de dança que virou um palco para quem quisesse sair do chão com diversas músicas, tudo acompanhado de um café reforçado e muito bate-papo, completando a tarde de muita diversão.

Clique na foto para acessar o álbum completo no Flickr

Ao longo do ano, foram realizados mais de 20 eventos entre todos os equipamentos de saúde, com o objetivo de proporcionar uma variedade de atividades que vão de plantio de mudas e cuidados com a saúde, até dança, capoeira e esporte, e a maioria com participação dos familiares que estimulam ainda mais o desenvolvimento dos pacientes.

Vale ressaltar que também foram feitas diversas atividades externas para estimular o desenvolvimento em sociedade, como caminhada e passeios ao ar livre pelo Parque Municipal Benedito Bueno de Morais.

Em relação à procura pelos atendimentos, em 2023 ocorreram aumentos consideráveis, com mais de 3 mil pessoas atendidas entre Centro de Convivência, Caps Infantojuvenil, Caps Álcool e Drogas, Residências Terapêuticas e Caps Luiz Marcelo Mazarini Novaes.

A apoiadora de Saúde Mental que também ajudou na organização do evento, Cristiana de Fátima Correa, reforçou a importância de ter uma equipe tão dedicada quanto as atuais gestoras e técnico.

“Essa confraternização finaliza um ano de trabalhos fortalecidos que sempre visaram o melhor para os usuários. Agradeço a toda equipe de organização dos equipamentos de saúde mental que trabalhou não somente para organizar essa festividade, mas deu seu melhor durante todo ano para que as coisas corressem da melhor forma”, disse Cristiana.

Texto e foto: Carlos Augusto Dornelles