UBS do Monte Verde promove ação em atenção à campanha Dezembro Vermelho

Na ação, a unidade disponibilizou preservativos, absorventes e autotestes de ISTs gratuitos

Na última quinta-feira (7), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Monte Verde, junto à Secretaria da Saúde, realizou uma ação em prol da conscientização do Dezembro Vermelho, mês dedicado ao combate e prevenção ao HIV, vírus causador da Aids.

Na ação, uma tenda erguida em frente à unidade foi composta por posters que compartilhavam informações sobre a infecção por ISTs e como evitá-las. Além disso, também foram distribuídos preservativos masculinos e femininos e autotestes de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C.

As profissionais Dra. Karina Cristina e a fisioterapeuta representante do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), agora conhecido como eMulti, Loredana Hegedus, realizaram uma palestra alertando a população jovem sobre formas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e atenção à saúde.

O município de Franco da Rocha está empenhado em difundir os serviços ofertados pelo Centro de Orientação e Aconselhamento Sorológico (COAS), unidades de saúde de procura voluntária que oferecem o diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV de forma gratuita, confidencial e anônima.

A fisioterapeuta Loredana Hegedus apontou que ainda existem preconceitos e tabus para a discussão e normalização da realização de testes de ISTs e que este cenário pode ser um empecilho no diagnóstico antecipado da infecção.

“É fundamental entender que, embora ainda não tenha uma cura definitiva para a infecção do HIV, existem tratamentos eficazes disponibilizados de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que podem ser encontrados nas unidades básicas dos bairros”, explicou a profissional.

No Brasil, mais de um milhão de pessoas vivem com o HIV e a maior concentração de casos de Aids está entre os jovens de 25 a 39 anos, sendo 52,4% no sexo masculino e 48,4% no sexo feminino e, apesar das pessoas infectadas com vírus terem uma vida comum, é preciso reforçar a atenção necessária para o conhecimento e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

Além dos preservativos e autotestes, a UBS do Monte Verde também disponibilizou absorventes gratuitos para a população.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE