Campanha “Fique Sabendo” intensifica a conscientização contra Infecções Sexualmente Transmissíveis em Franco da Rocha

Registrando 1540 testes entre novembro e dezembro, a campanha é voltada ao combate de HIV e Sífilis 

UBS do Parque Pretória em ação da campanha de conscientização contra ISTs

O último mês do ano é voltado à conscientização e prevenção do HIV (vírus causador da AIDS) e de outras infecções sexualmente transmissíveis. A campanha, conhecida como Dezembro Vermelho, tem como objetivo alertar a população sobre formas de contágio, prevenção e tratamento destas infecções, além de desmistificar e combater o preconceito gerado acerca de pessoas infectadas.

O projeto é uma iniciativa do Centro de Referência e Treinamento (CRT/SP) do Governo do Estado de São Paulo, em que os CTAs (Centros de Testagem e Aconselhamento) dos municípios participantes intensificam as testagens das ISTs e ações de prevenção de HIV e Sífilis. 

Dessa forma, a Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (SAE/CTA), realizou a campanha “Fique Sabendo” nos dias 27 de novembro e 7 de dezembro. 

Ação da campanha “Fique Sabendo” na Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar

Os serviços contaram com a disponibilização de testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, que foram distribuídos entre as Unidades Básicas de Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o Centro Pop, a Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar, as unidades da Fundação Casa do município e o Clube de Motoqueiros Bardos e Bruxas que, no total, registraram 1540 testes.

A aluna do terceiro ano da área de humanas da Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar, Thaís Mota, expressou que a ação realizada na unidade serviu como um alerta para os jovens terem conhecimento sobre o assunto. “Às vezes achamos que isso não pode estar na nossa realidade mas é sempre bom adquirirmos todas as informações possíveis”, disse a estudante.

As Unidades Básicas de Saúde do município disponibilizam autotestes de HIV e métodos contraceptivos que podem ser retirados gratuitamente.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Equipe Secretaria da Saúde


Publicada em • Leia mais sobre | |
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).