Parque Lanel, Vila Lanfranchi e Jardim Progresso recebem ação de combate ao mosquito da dengue

Agentes da Prefeitura fizeram visitas em residências com orientação aos moradores, além da realização serviço de cata-treco e fumacê, que passará nos bairros durante a semana

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde e Secretaria de Obras e Serviços, realizou neste sábado (6), uma ação de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A mobilização passou pelos bairros Parque Lanel, Vila Lanfranchi e Jardim Progresso e teve como objetivo eliminar focos do mosquito e reforçar a necessidade de conscientização e apoio da população nessa luta.

Confira as fotos da ação.

O grupo, formado por agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, enfermeiros, e funcionários responsáveis pela coleta urbana, se reuniu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Adilson Gomes de Sá, no Parque Lanel, e se dividiu para realizar um trabalho minucioso, que incluiu orientação à população, distribuição de material informativo, além de serviço cata-treco.

No total, foram examinadas mais de 180 casas, onde os moradores receberam informações quanto aos ambientes e materiais que favorecem a proliferação do mosquito, além de bloquearem criadouros e eliminarem possíveis focos.

O trabalho de campo dos agentes foi acompanhado por equipes de coleta urbana fizeram o serviço de cata-treco nos bairros, recolhendo os materiais inutilizados das residências, que têm potencial para ser criadouro do mosquito vetor da dengue.

Segundo o agente de combate a endemias e supervisor de campo da Prefeitura, José Luiz Pombo, a ação também incluiu avaliações de Densidade Larvária, que permite saber quais são os níveis de infestação de larvas do mosquito da dengue no local. As larvas encontradas foram levadas para análise e se mostraram positivas para o Aedes aegypti.

“As equipes estão sendo muito bem recebidas e os moradores estão se disponibilizando a colaborar. As visitas demoram, em média, de 10 a 15 minutos, dependendo do tamanho da casa, do quintal e da quantidade de objetos encontrados. Com a chegada do verão, é importante que toda a população faça a sua parte no combate ao mosquito”, comentou José Luiz.

Durante a semana, também haverá fumacê nos bairros citados para diminuir a população de Aedes aegypti. O serviço consiste na pulverização de inseticida específico para o mosquito, em dosagens seguras aos humanos, eliminando a maioria dos mosquitos adultos presentes na região.

Confira algumas dicas para eliminar os criadouros do mosquito:

– Garrafas PET e de vidro devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou viradas para baixo;

– Os ralos devem ser vedados com telas, principalmente os que estão fora de uso;

– A piscina deve estar sempre limpa com cloro para tratar a água e o filtro periodicamente;

– Calhas devem ser limpas e niveladas, mantendo-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água;

– Baldes e vasos de plantas devem estar vazios, limpos e guardados em local coberto, com a boca virada para baixo;

– Plantas que acumulam água devem ser evitadas ou é necessário que a água seja retirada semanalmente das folhas;

– Caixas de água, cisternas e poços devem estar fechados e vedados;

– Potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão, no mínimo duas vezes por semana.

– Pratinhos de vasos de plantas devem ser limpos e receber areia até a borda para não acumular água;

– Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Pneus devem permanecer em local coberto ou com furos para não acumular água.

Texto e foto: Luana Nascimento

Publicada em • Leia mais sobre |