Prefeitura adota estratégia do fumacê em combate ao mosquito da dengue

Ação será realizada pelos bairros do município entre os meses de janeiro e fevereiro

Ação do fumacê na Emeb Adauto Estevam de Miranda e Silva, no Parque Lanel

Em Franco da Rocha, as ações em combate à dengue não param. Na última semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde e da Diretoria de Vigilância em Saúde, deu início à estratégia do fumacê que já passou pelos bairro da Vila Lanfranchi e Parque Lanel.

A ação, já realizada em anos anteriores, é executada por um automóvel que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de agrotóxico em direção às residências e elimina boa parte dos mosquitos. E, além de diminuir possíveis infestações, o fumacê não apresenta riscos ambientais, à saúde da população e dos animais.

O procedimento é realizado da seguinte forma: dois profissionais se responsabilizam pelo veículo com nebulizador e outros dois auxiliam o processo com um veículo com luzes (giroflex). No perímetro pré-estabelecido, o inseticida é espalhado através da combustão da bomba do nebulizador. Todo o procedimento é realizado em um período estratégico escolhido em razão dos hábitos da fêmea do Aedes Aegypti em ficar mais exposta e pela temperatura estar mais amena. No município, a ação será executada a partir das dez horas noite até às seis da manhã.

Junto ao fumacê, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), estão realizando supervisionamento das casas para o combate do mosquito da dengue. Os profissionais fazem a verificação se há ou não criadouros para Dengue e Arboviroses e, caso existam, a eliminação é feita rapidamente. Os moradores também recebem informações e dicas sobre quais cuidados devem ser tomados e quais situações podem ser evitadas.

Confira as datas e os locais do fumacê:

Vila Lanfranchi – 1ª aplicação (17/01); 2ª aplicação (09/02);

Jardim Progresso – 1ª aplicação (18/01); 2ª aplicação (12/02);

Vila Bela – 1ª aplicação (19/01); 2ª aplicação (13/02);

Parque Montreal – 1ª aplicação (22/01); 2ª aplicação (14/02);

Parque Paulista – 1ª aplicação (23/01); 2ª aplicação (15/02);

Estância Lago Azul – 1ª aplicação (24/01); 2ª aplicação (16/02);

Parque Vitória – 1ª aplicação (25/01); 2ª aplicação (19/02);

Jardim Bandeirantes – 1ª aplicação (26/01); 2ª aplicação (20/02);

Jardim Luciana – 1ª aplicação (29/01); 2ª aplicação (21/02);

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Equipe Secretaria da Saúde


Publicada em • Leia mais sobre |
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE