Agentes da Prefeitura realizam visitas em residências para orientar sobre o combate mosquito da dengue

No último sábado (13), a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, realizou mais uma ação de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A mobilização desta vez foi no bairro Vila Lanfranchi e teve como objetivo eliminar focos do mosquito, além de reforçar a necessidade de conscientização e apoio da população nessa luta.

As equipes se reuniram na Unidade Básica de Saúde (UBS) Adilson Gomes de Sá, no Parque Lanel, com mais de 15 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). Divididos em equipes, eles realizaram a verificação de possíveis criadouros de dengue e outras arboviroses, além de passar informações e dicas para os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados.

Os profissionais passaram por mais de 400 imóveis e fizeram dez coletas de amostras de larvas para análise; 100% delas se mostraram positivas para Aedes aegypti. Em relação à recepção da população, poucos moradores não atenderam ao chamado dos agentes, permitindo que as devidas orientações fossem passadas.

Além das visitas, as equipes da prefeitura já iniciaram os trabalhos com o fumacê, inseticida específico pulverizado no ar, usado para eliminar boa parte dos mosquitos. Além de diminuir possíveis infestações, o fumacê não apresenta riscos ambientais à saúde da população e dos animais.

Denúncias e solicitações referentes a focos ou locais que oferecem condições propícias à criação de mosquitos poderão ser feitas ao setor de Zoonoses, pelo número 4800-1927 ou 4800-1948.

Aplique essas dicas em sua rotina para eliminar os focos do mosquito:

– Garrafas PET e de vidro devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou viradas para baixo;

– Os ralos devem ser vedados com telas, principalmente os que estão fora de uso;

– A piscina deve estar sempre limpa com cloro para tratar a água e o filtro periodicamente;

– Calhas devem ser limpas e niveladas, mantendo-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água;

– Baldes e vasos de plantas devem estar vazios, limpos e guardados em local coberto, com a boca virada para baixo;

– Plantas que acumulam água devem ser evitadas ou é necessário que a água seja retirada semanalmente das folhas;

– Caixas de água, cisternas e poços devem estar fechados e vedados;

– Potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão, no mínimo duas vezes por semana.

– Pratinhos de vasos de plantas devem ser limpos e receber areia até a borda para não acumular água;

– Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Pneus devem permanecer em local coberto ou com furos para não acumular água.

Texto e foto: Carlos Augusto Dornelles

Publicada em • Leia mais sobre