Prefeitura publica edital para eleição do Conselho Municipal de Saúde de Franco da Rocha

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), convida os usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) do município para participar da eleição do Conselho Municipal de Saúde, para atuação no biênio 2023 a 2025.

Podem participar representantes de entidades, movimentos sociais, sindicatos, organizações não governamentais ligadas à saúde, entidades religiosas, membros dos conselhos gestores locais e trabalhadores da saúde municipal.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até às 15h do dia 5 de fevereiro de 2024 de forma presencial na sala de reuniões da Praça da Saúde, localizada na rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro, ou por formulário online. Clique aqui para se inscrever.

É fundamental fornecer os dados do candidato e do suplente, indicando o segmento ao qual pertencem. Além disso, é necessário apresentar um ofício que respalde a nomeação do representante da entidade.

A eleição para escolha dos membros acontecerá no dia 5 de fevereiro, às 16h, na sala de reuniões da Praça da Saúde, localizada na rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro.

O que é o Conselho Municipal de Saúde?

É um órgão colegiado, composto por pessoas de diferentes segmentos da sociedade, de caráter permanente, deliberativo e fiscalizador, que zela pela execução das ações definidas na Conferência Municipal de Saúde.

Entre os papéis desempenhados pelo conselho estão verificar se a assistência prestada à saúde no município atende às necessidades da população, assegurar que as políticas de saúde estejam orientando a prefeitura a agir de acordo com o que a população necessita, verificar se as leis e normas relacionadas ao SUS estão sendo cumpridas e fiscalizar a aplicação dos recursos da saúde.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior

Publicada em • Leia mais sobre |