Janeiro Branco: CAPS Infantojuvenil e Centro de Convivência promovem palestra para conscientização da saúde mental e emocional

A campanha visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população

O mês de janeiro é dedicado à conscientização sobre os cuidados e atenção à saúde mental e emocional, uma oportunidade para lembrar a todos o quão importante é cuidar da mente para manter uma vida saudável e equilibrada.

Confira fotos da atividade.

Desta forma, nesta terça-feira (23), o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ) e o Centro de Convivência Vera Lucia Magagnini Santos (Ceco) promoveram uma palestra ministrada pela psicóloga da unidade, Paula Lirani, com auxílio da educadora física Débora Martins e demais funcionárias, em que foram discutidos alguns tópicos sobre o tema e exercícios corporais em grupo.

Com a participação dos frequentadores do Caps e seus familiares, a psicóloga Paula discutiu questões como a importância em estar bem consigo mesmo e com as pessoas que estão ao seu redor; compreender os desafios da vida; saber lidar com as emoções positivas e negativas e ter reconhecimento do próprio limite em determinadas situações. Além disso, a profissional reforçou que procurar por ajuda é sempre a melhor opção.

Após a troca de informações, foi a vez de uma dinâmica integrativa que, segundo a educadora Débora, é um meio para que os participantes entendam o valor de cuidar de si mesmos.

“A atividade serviu para que as pessoas presentes pensassem em coisas boas para a vida e, ao mesmo tempo, no que elas não querem mais, uma representação da mudança de hábitos. Fizemos dinâmicas de coordenação motora, ações cerebrais e atividades mais descontraídas, até porque, rir faz parte. Às vezes focamos tanto nos desafios que esquecemos de nos cuidar antes de qualquer coisa”, explicou a educadora.

Ao final da palestra, foram distribuídos absorventes íntimos às mulheres, que também podem ser retirados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município por meio do projeto “Uma Por Todas”.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães