“Saúde mental enquanto há tempo”: Caps Álcool e Drogas recebe palestra sobre saúde mental e emocional

Ministrada pela psicóloga Elaina Santos, a palestra reuniu profissionais e frequentadores do Caps AD

Nesta quinta-feira (25), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) recebeu uma palestra da psicóloga Elaina Santos, também ex-gestora da unidade, em que foi discutido o tema “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”, como parte da campanha “Janeiro Branco”.

Confira as fotos da palestra.

No encontro, as questões da saúde mental e emocional foram abordadas a partir da realidade dos frequentadores da unidade, que se disponibilizaram a compartilhar suas histórias de vida. Um dos jovens presentes contou que iniciou os tratamentos contra o uso de substâncias psicoativas em 2018 e, depois de ter passado por clínicas particulares e ter feito inúmeros exames, conseguiu ver melhora quando passou a frequentar o Caps.

A psicóloga Elaina levantou questões essenciais para ter uma boa saúde mental, como reconhecer e acolher medos e anseios; retomar estratégias e ferramentas de cuidado; investir em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo; estimular ações compartilhadas de cuidado; manter ativa a rede socioafetiva e, preferencialmente, procurar por ajuda profissional.

A educadora física Débora Martins realizou uma dinâmica para que as pessoas presentes no encontro se conhecessem e comentou sobre a importância do trabalho de cada profissional no tratamento dos pacientes. “Precisamos nos conhecer e dar abertura para conhecermos o outro. Nós podemos ser muita coisa, só precisamos descobrir. Aqui é uma das portas para isso, então conversem, compartilhem, mostrem quem vocês são, se deem oportunidade de melhorar”, expressou. 

Depois da atividade, o psiquiatra Dr. Carlos Carvalho tomou à frente para encerrar a palestra. O profissional, por meio de palavras de suporte, lembrou os pacientes de que há sempre uma oportunidade para melhorar. “O branco, a cor que representa esse mês, é a cor da conscientização, e eu quero que vocês nunca se esqueçam que: ano novo, vida nova. Sempre é tempo de recomeçar”.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães


Publicada em • Leia mais sobre
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE