Ação contra a dengue: Visitas domiciliares e cata-treco passam pelo bairro Vila Bela

Ação busca conscientizar a população e diminuir os focos de infestação do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue

Na manhã do último sábado (27), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE) passaram pelas ruas do bairro Vila Bela para auxiliar os moradores no combate contra a dengue. A ação, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, já foi realizada nos bairros Parque Lanel, Vila Lanfranchi e Jardim Progresso.

Confira fotos da ação.

Inicialmente, as equipes se reuniram na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônia Elias de Araújo Cavalcante, na Vila Bela, para discutir sobre o trajeto da ação. A secretária da Saúde, Thaís Marques e o secretário executivo do gabinete Brandino Celeguim também estiveram presentes junto aos vereadores Kinho, Alex Caixa e Edilson Marques.

No total, 650 imóveis foram monitorados e, em 20 coletas de amostras de larvas para análise, 100% se mostraram positivas para Aedes aegypti. Alguns moradores descartaram embalagens e recipientes que podem acumular água para evitar a proliferação do mosquito com o auxílio e supervisão dos Agentes de Saúde.

Além das visitas domiciliares, o caminhão cata-treco também passou pelo bairro para que os moradores pudessem se livrar de materiais volumosos que podem aumentar os riscos para a doença.

Para realizar denúncias e solicitações referentes a focos ou locais que ofereçam condições propícias à criação de mosquitos, os números 4800-1927 ou 4800-1948 são disponibilizados pelo setor de Zoonoses.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Gabriella Moino

Publicada em • Leia mais sobre |