Defesa Civil apresenta operação da sirene de alerta para temporais a servidores da Prefeitura

Representantes das Secretarias de Habitação e Regularização Fundiária, Assistência Social, Educação e do Gabinete estiveram presentes no encontro

Agentes da Defesa Civil Municipal se reuniram nesta quinta-feira (1), com representantes de diferentes secretarias da Prefeitura, para apresentar a operação do sistema de sirene de alerta para temporais, que está sendo instalado na rua Alexandre Magno, no Jardim dos Reis. Participaram da ação servidores das Secretarias de Habitação e Regularização Fundiária, Assistência Social, Educação e do Gabinete.

O município de Franco da Rocha foi selecionado pelo Governo do Estado, junto às cidades de São Sebastião e Guarujá, para receber o equipamento, que atuará como mecanismo de mobilização das comunidades para a retirada da população das áreas de risco em das de fortes chuvas e com risco de deslizamentos de terra.

Para iniciar o tema, os agentes da Defesa Civil Municipal Jonas Yanase, Francisco Queiroz, Samanta Zduniak e Levi Pereira apresentaram um vídeo sobre áreas de risco, elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Em seguida, a agente Samanta Zduniak detalhou a estrutura da sirene, os indicadores de decretação de emergência, pluviometria, e explicou sobre os tipos de sons que serão emitidos: mensagem de alerta sempre que houver previsão de chuvas fortes para as horas seguintes e o alarme alertando sobre risco de deslizamento, momento em que os moradores deverão deixar suas casas e se deslocar para o ponto de encontro.

“A partir daí, é necessário que diversos setores da Prefeitura estejam mobilizados para acolher os moradores. Por isso, todos nós precisamos conhecer as rotas de fuga, saber identificar as placas de indicação para o ponto de encontro, os tipos de sons emitidos e o procedimento de retorno para casa em segurança”, detalhou a assessora de gestão da Defesa Civil.

Nupdec Alexandre Magno

Para alertar os moradores da rua Alexandre Magno sobre a percepção de risco, a Prefeitura iniciou no local um Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), cuja função é formar lideranças comunitárias, voluntários e moradores sobre a realidade dos riscos, incentivando a construção de uma consciência coletiva sobre a minimização dos desastres e de respostas a possíveis emergências.

A previsão das equipes é que a sirene entre em funcionamento ainda neste mês.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior


Publicada em • Leia mais sobre
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).