Agentes de Saúde e Agentes de Combate a Endemias visitam o Parque Montreal para auxiliar os moradores no combate à dengue

O bairro já recebeu a estratégia do fumacê, visitas domiciliares e caminhão do cata-treco

No último sábado (3), a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, realizou mais uma vistoria em um dos bairros da cidade para auxiliar os munícipes no combate à dengue. Desta vez, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) passaram pelo Parque Montreal.

Confira imagens da ação.

Pela manhã, as equipes de saúde se reuniram na Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcelo Góes Souza, localizada no Jardim dos Reis e, conduzidas pelo agente de combate a endemias e supervisor de campo da Prefeitura, José Luiz Pombo, se dividiram em duplas para dar início à ação. A secretária municipal de Saúde, Thaís Rivera, e o diretor do setor de Bem-Estar Animal, Francisco Barnabé, também contribuíram para a realização do mutirão.

Por meio dos dados coletados ao final das vistorias, foram registradas 447 casas e, em 25 amostras de larvas coletadas, 92% se mostraram positivas para Aedes aegypti.

No final do mês de janeiro, as ruas do Parque Montreal foram atendidas pelo fumacê, uma estratégia adotada pela Prefeitura em que um automóvel que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de agrotóxico em direção às residências elimina boa parte dos mosquitos.

Muitos munícipes se mostraram atentos aos cuidados necessários para evitar possíveis focos do mosquito da dengue, já que essa época do ano é o período de maior transmissão da doença devido aos fatores climáticos.

Além das visitas domiciliares, o bairro também recebeu o caminhão cata-treco, que passou pelas ruas recolhendo materiais sem utilidade, como móveis velhos, pedaços de madeira e eletrodomésticos quebrados.

Em casos de denúncias e solicitações referentes a focos ou locais que ofereçam condições propícias à criação de mosquitos, os números 4800-1927 ou 4800-1948 são disponibilizados pelo setor de Zoonoses para atender a população.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães

Publicada em • Leia mais sobre |