Manual em Família: projeto apresenta atividades realizadas em 2023 para a rede de apoio às famílias franco-rochenses

O projeto promoveu encontros de sensibilização das famílias buscando o fortalecimento vínculos

Após 12 meses de trabalho por diversos bairros de Franco da Rocha fortalecendo o vínculo familiar dos franco-rochenses, o projeto Manual em Família realizou na última sexta-feira (16), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Lago Azul, o encontro de encerramento com a rede de apoio formada pelas secretarias de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social.

Veja aqui fotos do evento.

O Manual em Família é uma parceria entre a Prefeitura, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Associação Cultural Casa das Caldeiras (ACCC). Com financiamento do Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Funcad), o projeto promoveu encontros de sensibilização das famílias atendidas pela Secretaria de Assistência Social, buscando o fortalecimento vínculos.

Com formato de prestação de contas das atividades realizadas em 2023 pelo projeto, o evento contou com a presença do prefeito Dr. Nivaldo; da secretária de Educação e Cultura, Renata Celeguim; da secretária de Assistência Social, Elaine Kipp; da secretária de Saúde, Thais Rivera; e demais representantes das respectivas secretarias.

“Estarmos todos juntos reunidos em uma atividade como essa deixa evidente nosso compromisso com o bem-estar da família franco-rochense. O Manual em Família é um projeto incrível que somou muito ao nosso trabalho e tenho certeza que futuramente veremos mais frutos dessa parceria”, disse Dr. Nivaldo.

O encontro foi conduzido pelos facilitadores da ACCC Karina Saccomanno, Plínio Meirelles e Carlos Maldonado que apresentaram as fases de realização do Manual em Família no último ano para o grupo que estrutura a rede de apoio às famílias atendidas em diferentes territórios de Franco da Rocha.

“Muitas famílias foram atingidas positivamente com o projeto e estamos aqui hoje para que, além da Associação Cultural Casa das Caldeiras, vocês possam ver que a rede de apoio foi fundamental em cada aspecto. Todos fazem parte disso. Estamos felizes demais com o resultado”, ressaltou Karina Saccomanno, presidente da ACCC.

No fechamento da atividade foram apresentadas compilados das avaliações periódicas do projeto, vídeos dos encontros nos territórios e depoimentos de membros das famílias atendidas. Por fim, cada participante teve a oportunidade de compartilhar experiências pessoais durante o programa, acendendo um fósforo como forma de iluminar a trajetória dos protagonistas de cada história do Manual em Família.

Texto e fotos: Jorge Henrique Ramos

Publicada em • Leia mais sobre | |