Novos membros do Conselho Municipal de Saúde tomam posse

Na última segunda-feira (19), a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu posse aos novos representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS). A formação conta com 12 membros titulares e seus suplentes, sendo eles usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), servidores e gestores da saúde.

Veja fotos da posse.

A solenidade, que aconteceu na Praça da Saúde de Franco da Rocha, contou com a presença da secretária de Saúde, Thais Rivera, do secretário executivo do Gabinete Brandino Celeguim e a diretora de Planejamento em Saúde Aline Alves

O CMS tem a função de fiscalizar e propor politicas públicas que atendam a demanda da população local que utiliza os equipamentos de saúde, além de acompanhar e avaliar os processo de execução dos planos, orçamentos e cumprimento de metas.

O mandato dos novos membros compreende o biênio 2024-2026, com reuniões nas penúltimas quartas-feiras de cada mês. Vale ressaltar que a função do conselheiro municipal de saúde não é remunerada, sendo considerada de relevante interesse público.

Com a palavra, a secretária Thais Rivera falou sobre a importância da existência de um conselho de saúde para o município e todas as dificuldades enfrentadas, citando como exemplo o último mandato que aconteceu em meio à pandemia da Covid-19.

“Nossa função é sermos aliados da população, então devemos escutar, conversar e cada vez mais propor políticas que tragam benefícios para todos. Com muito trabalho e dedicação, conseguiremos alcançar as metas propostas”.

Após a entrega dos certificados, ocorreu a primeira reunião do conselho em que foram definidos os presidente e vice-presidente, secretário executivo e comissão orçamentária. Confira abaixo a lista completa dos membros do CMS:

Usuário do SUS

Secretário executivo do CMS
Djalma Donizetti Clariano da Silva

Comissão orçamentária
Djalma Donizetti Clariano da Silva, Tatiana do Amaral, Vinicius Souza Santos Mario, Israel da Silva Bueno e Elisangela Moreira dos Santos.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Orlando Junior

Publicada em • Leia mais sobre |