Parque Paulista recebe Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias em ação contra a dengue

Na ação, agentes da Prefeitura buscam auxiliar os franco-rochenses a eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue

No último final de semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, visitou o bairro Parque Paulista para auxiliar os moradores na luta contra a dengue.

Nos mutirões, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) agiram para eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue encontrados nas residências.

Segundo os dados emitidos ao final da ação, 273 imóveis foram visitados pelas equipes. Com a supervisão do agente de combate a endemias e supervisor de campo da Prefeitura, José Luiz Pombo, os grupos se dividiram pelas ruas do bairro para auxiliar os munícipes com dicas e recomendações de como se prevenir da doença.

O bairro já recebeu o fumacê, estratégia adotada pela Prefeitura utilizada para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em que um automóvel emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de agrotóxico em direção às residências.

Além disso, uma outra estratégia adotada foi o caminhão cata-treco, que passa pelas ruas da cidade recolhendo materiais sem utilidade e lixos que podem servir como criadouro.

Em casos de denúncias e solicitações referentes a focos ou locais que ofereçam condições propícias à criação de mosquitos, os números 4800-1927 ou 4800-1948 são disponibilizados pelo setor de Zoonoses para atender a população.

Confira algumas recomendações para eliminar os criadouros do mosquito da Dengue:

– Os ralos devem ser vedados com telas, principalmente os que estão fora de uso;

– Garrafas PET e de vidro devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou viradas para baixo;

– Calhas devem ser limpas e niveladas, mantendo-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água;

– Plantas que acumulam água devem ser evitadas ou é necessário que a água seja retirada semanalmente das folhas;

– Potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão, no mínimo duas vezes por semana;

– Caixas de água, cisternas e poços devem estar fechados e vedados;

– Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Pneus devem permanecer em local coberto ou com furos para não acumular água;

– A piscina deve estar sempre limpa com cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.

Texto: Lívia H. Magalhães/Foto: Carlos Augusto Dornelles

Publicada em • Leia mais sobre