Realizada a 9ª edição do Ato Inter-Religioso “Lavagem das escadarias da Paróquia Bom Jesus da Paradinha”

Tradicional evento marca a luta pela paz e o combate à intolerância religiosa

No último sábado (17), aconteceu o 9º Ato Inter-Religioso “Lavagem das escadarias da Paróquia Bom Jesus da Paradinha” com representantes de diversas religiões na luta pela paz e o combate à intolerância religiosa. A ação é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Associação Cultural Afro-Brasileira (ACAFRO). Veja as fotos do evento.

Antes do cortejo, os fiéis se concentraram na Praça Domingos Antônio Lopes, no bairro Vila Bela, para a realização de atividades culturais. Entre os grupos que se apresentaram estavam os integrantes da Aldeia Tekoá Pyau, comunidade indígena símbolo da resistência Guarani localizada no Pico do Jaraguá.

Em seguida, o cortejo saiu em direção a av. Gales, maior trajeto até a Paróquia Bom Jesus da Paradinha. Nem mesmo de baixo do forte sol, o grupo deixou de referenciar suas crenças com as cantigas dos orixás durante os 300 metros avenida a cima.

“A cada ano agradeço muito a parceria de todos e todas vocês, pois é uma honra ver que sempre nos superamos para fazer isso acontecer por um objetivo em comum. É lindo ver indígenas, católicos, hare krishnas, evangélicos e a comunidade LGBTQIA+ juntos pelo respeito e para que possamos viver em harmonia”, disse a presidente da Acafro, Iyá Tânia.

Na chegada à Paróquia Bom Jesus da Paradinha, o Bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo, da diocese de Bragança Paulista, recebeu o cortejo e falou sobre a importância do evento na busca pela paz e respeito entre as religiões.

“Esse gesto, sobretudo, é um modo de respeito e de referenciar esse Deus que é um só. Nós precisamos juntos fazer o caminho do diálogo e daquilo que realmente temos em comum: a fé. Acreditamos em um mundo melhor e caminhando juntos chegaremos ao principal objetivo que é paz”, ressaltou o Bispo.

Representando purificação, paz e o respeito, os participantes do cortejo soltaram balões brancos do alto da escadaria e desceram espalhando margaridas e água de cheiro pelos degraus. No encerramento do ato, a Acafro homenageou com certificados os participantes que ajudaram na organização do evento.

Texto e fotos: Jorge Henrique Ramos

Publicada em • Leia mais sobre |