Centro Cultural Newton Gomes de Sá recebe o espetáculo “O Livro Mágico”

A contação de histórias, realizada na última quinta-feira (25), misturou música, teatro e atividades interativas entre os artistas e o público

Na última quinta-feira (25), o Centro Cultural Newton Gomes de Sá recebeu a peça teatral “O Livro Mágico”, apresentação de contos inspirados nas histórias dos irmãos Grimm e Christian Andersen misturadas com aspectos da cultura brasileira.

Confira as fotos da apresentação.

A contação de histórias é uma produção dos artistas Paulo César Cardozo e Regina Arruda, juntos ao intérprete de libras Matheus Martin, da Companhia Farnel de Artes, que preza pela interação com o público no decorrer de cada conto. Desde uma viagem a Marrocos até o conto da Bela Adormecida, os atores aproximam o público a cada percurso com atividades, cantigas e brincadeiras.

Ao final da apresentação, Paulo César mencionou o Edital nº 14/2023 da Lei Paulo Gustavo, destinado ao apoio financeiro de projetos que tenham ações audiovisuais realizadas por pequenas empresas sediadas no Estado de São Paulo. Segundo ele, graças à lei é possível expandir o acesso à cultura na cidade e em diversos lugares e divulgar a contação de histórias.

Com bonecos, instrumentos e muita interação, a apresentação gerou sorrisos e diversão entre as crianças e os responsáveis. Quando encerrada, os artistas deram oportunidade ao público se aproximar dos utensílios usados na peça. Entre eles, uma das bonecas a qual Regina dá movimento tem um papel muito importante na vida da atriz. 

A boneca fez parte da peça “Os Três Cavalos Encantados”, o segundo espetáculo de Regina, que atua desde 1987. Em 1993, a peça foi criada e a boneca, confeccionada pela própria artista, representava a “Princesa que não sorria”. Como novas peças foram surgindo, Regina decidiu reutilizar a boneca para dar vida a outros personagens.

Paulo e Regina atuam juntos desde 2005, Paulo com a parte musical e Regina com a parte teatral. “Sempre que a gente monta um espetáculo, a gente pensa na interação com o público, especialmente com as crianças. Esperamos essa comunicação de duas mãos, não só eu me apresentando e as crianças assistindo, mas essa conversa entre a gente”, comentou a artista.

Além disso, Regina explicou que todos os objetos usados na peça são brinquedos que as próprias crianças podem confeccionar. Feitos com materiais reciclados, os pequenos podem encontrar pequenas coisas que fazem parte do seu dia a dia. “A criança não olha aquele utensílio como algo fora do alcance, mas algo que ela pode fazer e brincar”.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães


Publicada em • Leia mais sobre |
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).