Defesa Civil e Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária oficializam desinterdição de residências do Núcleo São Carlos

Após a realização de obras de contenção e a constatação da segurança dos moradores, 18 imóveis foram liberados para o retorno das famílias

Nesta terça-feira (23), a Prefeitura, junto à Defesa Civil municipal e à Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, realizou uma reunião com os moradores do Núcleo São Carlos, no Parque Paulista, para oficializar a desinterdição de 18 imóveis construídos na área.

As residências do núcleo foram interditadas após o deslizamento de terra ocorrido em 2022. Posteriormente, foi realizada uma série de levantamentos, estudos e obras de contenção, como o muro de arrimo construído no local, para que as casas fossem oficialmente liberadas para o retorno dos moradores.

O encontro aconteceu na Emeb Maria Aguilar Hernandez e contou com a presença da secretária de Habitação Ana Carolina Alencar; do secretário executivo do gabinete, Brandino Celeguim; do agente da Defesa Civil, Francisco Queiroz; dos vereadores Alex Caixa e Kinho Andrade, além dos proprietários dos imóveis.

Segundo o agente Francisco Queiroz, em 2022, foi realizada uma vistoria na região próxima ao deslizamento, que abrangeu as residências da avenida Serrana, avenida São Paulo e rua São Carlos.

Com isso, foi constatada a necessidade de interdição de algumas dessas residências, para garantia da segurança dos moradores. Desta forma, os casos foram encaminhados para a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária para disponibilizar Auxílio Moradia Emergencial (AME) às famílias.

Após a construção do muro de contenção na rua São Carlos, as equipes da Defesa Civil reavaliaram as casas construídas em torno da obra e, por não reconhecerem patologias nas residências, chegaram à decisão de liberação do local.

As famílias presentes na reunião receberam documentos que oficializaram a volta para suas residências, reforçando os direitos de moradia digna aos franco-rochenses, com segurança e sem riscos e preocupações.

Segundo a secretária adjunta da pasta da Habitação e Regularização Fundiária, as famílias presentes na reunião demonstraram alívio pela chance de retornarem às suas casas. “O encontro também foi uma oportunidade para que todas as dúvidas fossem esclarecidas pelos profissionais. A Secretaria de Habitação, nesse processo, além de fazer a vistoria em conjunto com a Defesa Civil, tem como papel proporcionar a segurança das famílias. E para isso, é da nossa responsabilidade garantir o Auxílio Moradia Emergencial, que entrega às pessoas não só a moradia segura, mas a segurança emocional. Todas as famílias estavam felizes, ali foi uma oportunidade de tirarmos todas as dúvidas de cada um e mostrar que estaremos sempre disponíveis para proteger esses moradores”.

A secretária reforçou que em casos de dúvidas ou necessidade de contato sobre a infraestrutura das casas, os serviços da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária estão disponíveis para atendimento. O contato pode ser feito pelo número 4800-1967.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Orlando Junior

Publicada em • Leia mais sobre |