Praça Armênia Eterna é inaugurada na av. Istatel de Araújo Celeguim

O espaço também recebeu uma “Khachkar”, conhecida como Cruz de Pedra Armênia

No último sábado (27), a Prefeitura inaugurou a praça “Armênia Eterna”, localizada na av. Istatel de Araújo Celeguim, próximo ao supermercado Assaí Atacadista.

O cerimonial contou com a presença do embaixador da República Armênia no Brasil, Sr. Armen Yeganyan; do presidente da associação Armênia Fedainer F.C., Sarkis Karamekian; do fundador da empresa Karina Plásticos, Hagop Guerekmezian; do ministro da Cultura da República Armênia para a América Latina, Gagik Gasparian e do bispo Dom Pablo Hakimian.

Cercado por uma área verde, às margens da rod. Luiz Salomão Chamma, o espaço também recebeu uma “Khachkar”, conhecida como cruz de pedra armênia. O monumento é considerado um dos símbolos mais importantes da identidade armênia e tem uma longa história no país, sendo um monumento esculpido em homenagem aos descendentes armênios do Brasil.

Com a palavra, o embaixador Armen, falou sobre a importância histórica que a praça traz tanto para o povo armênio, quanto para a população de Franco da Rocha: “Estou muito feliz por estar presente neste evento e agradeço à Prefeitura e seus representantes, que puderam homenagear nosso povo neste espaço. No último dia 24 de abril, tivemos o Dia do Reconhecimento e Lembrança às Vítimas do Genocídio do Povo Armênio, então fazendo a inauguração de uma praça tão bela, deixamos nossos países mais próximos e melhoramos ainda mais nossas relações”.

Logo após a cerimônia, foi celebrada uma missa pelo bispo Dom Pablo e uma apresentação musical feita com um “duduk”, instrumento de sopro de palheta dupla feito de madeira de damasco. Além das apresentações, Sarkis também prestigiou todos os organizadores com uma placa de honra, como forma de agradecimento por todo caminho percorrido até a realização deste sonho.

Projetos em Franco da Rocha

Ainda como uma grande novidade, a comitiva da Armênia apresentou nesta segunda-feira (29), o projeto de uma nova clínica de atendimento voltada para a saúde mental, chamada “Zhest Psychological Center”, que terá sua primeira filial internacional em Franco da Rocha.

A primeira reunião com apresentação dos planos para a instalação da clínica contou com representantes da Prefeitura de Franco da Rocha, das Secretarias da Saúde, Educação e Cultura e da Diretoria de Desenvolvimento Econômico.

Publicada em • Leia mais sobre
Atendimentos | 21 de maio
Por motivo de treinamento aos servidores municipais, o atendimento ao publico sofrerá alterações no setor de Dívida Ativa e Protocolo, com atendimento até 12h30.