Maio Amarelo – trânsito mais seguro: Prefeitura constrói rampas de acessibilidade e instala grades de proteção nas calçadas
No total, serão feitas 200 calçadas com acessibilidade por toda a cidade

Para garantir maior mobilidade e proporcionar mais segurança nas vias da cidade, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana iniciou uma série de adequações nas calçadas e travessias. Foram construídas rampas de acessibilidade para cadeirantes e grades para proteção dos pedestres que atravessam ou caminham próximo de ruas com grande fluxo de veículos. As rampas já existentes também estão recebendo manutenção.
As ações de mobilidade desenvolvidas pela Prefeitura acontecem em meio à campanha “Maio Amarelo”, movimento mundial que visa a conscientização de motoristas e pedestres pela segurança e redução de acidentes no trânsito. Por toda a cidade estão sendo colocadas faixas em alusão à campanha, além de modernização dos semáforos e outras atividades para mobilizar a população em torno da causa.
O serviço de adequação nas calçadas teve início no centro da cidade, na rotatória da rua José Alves Ferreira Filho, próximo ao Ginásio Paulo Rogério Seixas, na rua Basílio Fazzi e na Praça Zumbi dos Palmares, localizada entre as ruas Francisco Pessolano com a Dr. Armando Pinto.

Ao lado da rotatória foi construída uma faixa de pedestres elevada, similar a uma lombada, projetada para reduzir a velocidade dos veículos em pontos de travessia e rampas de acessibilidade. A Praça Zumbi dos Palmares ganhou a delimitação do passeio público, grades e calçada acessível, assim como a rua Basílio Fazzi. Além disso, o serviço de rebaixamento das calçadas está sendo feito em diversos outros pontos da cidade.
Segundo o secretário adjunto de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, serão construídas 200 guias rebaixadas por toda a cidade. “As rampas de acessibilidade facilitam a travessia até de quem não tem dificuldade de locomoção. O serviço é importante para proporcionar maior qualidade de vida e integração social, garantindo oportunidades iguais com condições de segurança e conforto nas vias”.

“As grades também visam a segurança dos pedestres, orientando-os para locais de travessia segura”, completou Ezequias.
Nas próximas etapas do serviço, serão feitas as calçadas das Emebs Dulce Moreira de Araújo, Vila Zanela; Noel Rosa, no Jardim das Jabuticabeiras; Isildinha Aparecida Nicodemo, na Vila Zanela e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Monte Verde, Mato Dentro, Parque Lanel e Lago Azul.
Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior
Notícias recentes
- Início de uma nova história: Prefeitura inaugura a Emeb Professor Adamastor Baptista 14/04/2025
- Gestores da Prefeitura participam da 5ª Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador 14/04/2025
- Prefeitura de Franco da Rocha inaugura “Raízes do Cerrado”, restaurante dirigido por mulheres empreendedoras 04/04/2025
- Pesquisadores de Franco da Rocha, Michelle Guimarães e Elielton Ribeiro participam do 6º Seminário Brasileiro de Museologia 01/04/2025
- Franco Night Run Mulheres: corrida esportiva encerra a programação do “Franco para Elas” 31/03/2025
Notícias por data
Notícias por categoria