Conjuntos semafóricos da cidade passam por restauração

As novas instalações têm como objetivo observar o fluxo de veículos para análise e identificação da necessidade da instalação de novos semafóros

Dedicado à atenção e segurança no trânsito, o mês de maio representa o alerta à população sobre os cuidados que devem ser tomados no dia a dia pelas ruas e como a desatenção ou falta de informação sobre o tema pode afetar diversas pessoas. O Maio Amarelo reforça a discussão sobre a segurança viária com o intuito de mobilizar a sociedade.

Dessa forma, a Prefeitura, por meio da secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, iniciou uma restauração dos conjuntos semafóricos da cidade. O serviço consiste na instalação de um novo sistema de gestão com câmeras de videomonitoramento capazes de realizar a contagem de veículos que passam em determinado local.

As novas instalações têm como objetivo observar o fluxo de veículos para análise e identificação da necessidade da instalação de novos equipamentos. O novo sistema reduzirá os congestionamentos e dará melhores condições ao desempenho operacional das vias urbanas de maneira eficaz.

Os semáforos que passaram por modificações estão localizados nas ruas Cavalheiro Ângelo Sestini (Estação da CPTM e Terminal Leste); rua Basílio Fazzi com a rua João Rais; praça Dom Bosco (rua Dr. Hamilton Prado com a rua Basílio Fazzi); rua Eng. João Batista Garcez (Terminal Oeste); avenida Israel com o viaduto Pastor Josias Luz e a rua Francisco Grecco; av. Tonico Lenci com o bairro Portal da Estação e rua Tiradentes com a rua João Mendes.

Além disso, palestras e atividades educativas serão realizadas durante o mês e mais de 200 rampas de acessibilidade junto à travessia de pedestres serão construídas pela cidade.

Cada uma dessas ações e restaurações foca na segurança dos franco-rochenses e buscam mobilizar cada um sobre a importância da atenção no trânsito tanto aos motoristas quanto aos pedestres.

Maio Amarelo no Vem Pro Parque

Na última quarta-feira (1), no evento Vem pro Parque, a equipe da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana realizou uma intervenção teatral pelo Parque Municipal, Trânsito e Mobilidade Urbana, realizou interagindo diretamente com as crianças. Com brincadeiras e atividades lúdicas, os pequenos puderam entrar em contato com a campanha de forma divertida.

Além dos automóveis, as dinâmicas também chamaram a atenção para a segurança dos ciclistas, que utilizam as vias diariamente, e para o cuidado e respeito mútuo entre os cidadãos.

Segundo o secretário adjunto de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Ezequias Miranda, a ação teve como objetivo conscientizar os ciclistas e a população sobre sua segurança nas vias. “Buscamos abordar o uso de equipamento de segurança, travessia na faixa de pedestre e como respeitar a sinalização”, completou.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Dalmir Junior

Publicada em • Leia mais sobre |