2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho começa com palestra sobre ergonomia e percepção de riscos

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Gestão Pública, deu início às atividades da 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho em Franco da Rocha (SIPAT). O evento, que começou na última segunda-feira (26), seguirá ao longo da semana e tem o objetivo de promover a conscientização dos servidores públicos sobre a prevenção de acidentes e qualidade de vida dentro e fora do trabalho

Os temas abordados nas palestras, que ocorreram em uma parceria entre a Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e Escola de Governo, envolvem ergonomia, segurança do trabalho, assédio moral, saúde mental e equipamentos de prevenção individual (EPIs).

Na abertura, que aconteceu no Centro Social Urbano (CSU) com a presença do prefeito Dr. Nivaldo e a vice Lorena Oliveira, o tema abordado foi “ergonomia”, que consiste em um conjunto de disciplinas que estudam a organização do ambiente de trabalho para proporcionar melhores condições físicas e mentais aos funcionários. Em seguida, dois atores conduziram várias atividades interativas com o objetivo de estimular a memória e o trabalho em equipe.

Uma das organizadoras do evento e gestora da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho, Jéssica Braz, falou sobre as atividades que estão acontecendo.

“A semana SIPAT deve ser feita todo ano para mostrar aos trabalhadores que sua saúde, tanto física quanto mental, devem estar em primeiro lugar”.

Terça-feira

No segundo dia de atividades, desta vez no prédio da Secretaria de Infraestrutura, os atores convidados fizeram ações interativas com os servidores, abordando a importância do uso de equipamentos corretos, organização e planejamento, foram alguns dos pontos tocados na atividade.

“As empresas vão continuar com ou sem vocês, por isso, sigam as recomendações da SIPAT, cuidem da sua saúde porque ninguém fará isso por vocês”, disse um dos atores, Marcelo Masquete, ao final do dia de atividades.

Texto e foto: Carlos Augusto Dornelles