Representantes da Prefeitura visitam o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Na última quinta-feira (3), representantes da Prefeitura, acompanhados da vice-prefeita Lorena Oliveira, visitaram o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos. A visita faz parte das atividades do curso de pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo foi ampliar os conhecimentos do grupo para a elaboração do Plano Local de Resiliência a Desastres.

Veja fotos da visita

O Cemaden realiza um trabalho de monitoramento de 1.038 municípios com histórico de registros de desastres naturais decorrentes de movimentos de terra, áreas de risco para processos hidrológicos e geológicos, mapeados e georreferenciados.

A abertura do encontro foi feita pela pesquisadora e coordenadora substituta de relações institucionais, Ana Paula Cunha, que fez uma apresentação institucional sobre o Cemaden. Em seguida, o pesquisador em geodinâmica, Rodolfo Mendes, explicou sobre as equipes que compõem a instituição e os equipamentos de monitoramento. Já o tecnologista em extremos hidrológicos, Leandro Casagrande, falou sobre como funcionam as causas naturais relacionadas à água e como elas afetam diversos municípios, além de apresentar a “sala de situação”, local de monitoramento de movimentações climáticas em tempo real.

Em Franco da Rocha, os trabalhos com o Centro de Monitoramento iniciaram em meados de 2016, com a instalação de cinco pluviômetros, instrumentos que medem a quantidade de chuva em determinado local e enviam alertas diretamente ao centro de monitoramento da Defesa Civil de Franco da Rocha. Segundo o agente, Jonas Yanase, o trabalho conjunto e a utilização dos novos aparelhos auxiliou no aprimoramento das ações de prevenção de danos no município.

“A parceria com o Cemaden ajuda no nosso desenvolvimento no quesito segurança. Os pluviômetros automatizados, alertas enviados à equipe e os monitoramentos diários proporcionam condições positivas ajudar a proteger a nossa população, além da visita que agregou muito em nosso aprendizado técnico e profissional para que tenhamos cada vez mais condições de promover ações de prevenção e assistência, visando o bem-estar dos moradores”, ressaltaram os servidores da Defesa Civil da cidade, Francisco Queiroz, Jonas Yanase e Livanio Menezes.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Orlando Junior