História e arquitetura: Prefeitura Municipal ganhará nova sede no Complexo Hospitalar do Juquery

A reforma do prédio valoriza a arquitetura do Complexo e garante funcionalidade ao local

A cidade de Franco da Rocha foi desenvolvida ao redor do Complexo Hospitalar do Juquery, um dos grandes símbolos da história do município. E, com a ideia de revitalizar o espaço, alguns prédios do complexo foram reformados e estão atribuindo um novo significado ao local.

Agora, chegou a vez da Prefeitura Municipal ganhar uma casa nova. O prédio onde funcionava a creche e o ambulatório do complexo passará a ser a nova sede do gabinete e da administração.

Realizada por meio da Secretaria do Governo, as equipes de obras já finalizaram a recuperação estrutural, o revestimento das paredes e as instalações hidráulicas da edificação. No momento, estão sendo construídos o reservatório de água, instalação elétrica, lógica e telefônica, além do estacionamento e refeitório.

As próximas etapas da reforma do prédio são divididas pela instalação de uma cabine para passagem de energia, elevador e luminárias.

A Brinquedoteca Municipal Julieta Rosa Celeguim, o Viveiro, o Museu de Arte Osório César e a Secretaria Municipal da Educação são alguns dos lugares que foram construídos a partir da valorização dos antigos prédios, preservando a arquitetura e conferindo funcionalidade aos espaços.

Além disso, com a recuperação dos prédios, a Prefeitura reafirma o compromisso de transformar o Juquery em um espaço de convívio das famílias franco-rochenses, com a realização de eventos culturais, como os que ocorrem no Tablado, no Centro de Vivências e no jardim do complexo que, no ano passado, recebeu centenas de pessoas para a celebrações de natal.

De acordo com o arquiteto e urbanista responsável pela obra, Weslley Lopes, a mudança do espaço da Prefeitura para o Complexo tem um grande significado e representa uma ação crucial para o povo franco-rochense. “A reforma do espaço influencia a urbanização e contribui para atividades socioeconômicas e culturais. O Juquery tem um grande valor histórico e a realocação da Prefeitura não só responde a danos causados por chuvas, mas atua como estratégia de preservação ativa da história da cidade”, expressou.

A obra está prevista para ser finalizada no mês de junho.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Orlando Junior

Publicada em • Leia mais sobre