Combate à dengue: Prefeitura realiza mutirão no bairro Cia. Fazenda Belém

Durante a ação, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias passaram nas casas do bairro em busca da eliminação de possíveis focos do mosquito, além de orientar os moradores

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (20), mais um mutirão de combate à dengue. Desta vez o bairro Cia Fazenda Belém recebeu as equipes de profissionais para verificação casa a casa e mobilização dos moradores para que cada um faça a sua parte na luta contra o Aedes aegypti.

Partindo da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São Benedito, grupos formados por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) percorreram as ruas do bairro para levar informação sobre os ambientes e materiais que favorecem acúmulo de água e, consequentemente, atuam como criadouros do mosquito que transmite a dengue. Ao final da ação, os profissionais passaram por 125 imóveis cujos moradores permitiram a entrada.

Moradora da rua João Rais, a senhora Maria de Fátima recebeu a equipe para mostrar que tem feito a sua parte, diminuindo a quantidade de pratinhos embaixo das plantas.

“Eu procuro dizer para cada um dos vizinhos fazer sua parte. Gosto de plantas, tenho muitas aqui em casa, mas sei que se eu eu não ficar de olho, o mosquito se aproveita da água que fica parada para colocar os ovos. Então, para facilitar, retirei a maior parte dos pratinhos e fico de olho nos que restaram colocando areia”, compartilhou a moradora.

Além das visitas domiciliares, a Prefeitura tem adotado outras estratégias de combate à dengue, como o fumacê, ação executada por um carro que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de agrotóxico e elimina boa parte dos mosquitos, bem como ações educativas nas escolas e em eventos com grande público.

A melhor forma de prevenir a dengue é impedir a reprodução do mosquito:

• Baldes, garrafas e vasos de plantas devem estar vazios, limpos e guardados em local coberto, com a boca virada para baixo;
  • Pratinhos de vasos de plantas devem ser limpos e receber areia até a borda para não acumular água;
  • Entulho e lixo devem ser descartados corretamente; não jogue lixo em terrenos vazios. Pneus devem permanecer em local coberto ou com furos para não acumular água;
  • Caixa d’água deve estar sempre tampada;
  • Mantenha a calha sempre limpa e desentupida;
  • Utilize cloro em piscinas.

Em casos de denúncias e solicitações referentes a focos ou locais que ofereçam condições propícias à criação de mosquitos, os números do setor de Zoonoses são: 4800-1927 ou 4800-1948.

Texto e foto: Luana Nascimento

Publicada em • Leia mais sobre |