“A incrível história de Leytor”: teatro contado reforça a importância da leitura em apresentação na Casa de Cultura Marielle Franco

Alunos dos 1ºs e 2ºs anos da Emeb Alekssandra Aparecida Siqueira desfrutaram da viagem de Leytor ao mundo da imaginação

A semana começou com muitos ensinamentos e descobertas na Casa de Cultura Marielle Franco. Nesta segunda-feira (23), o espaço recebeu o teatro contado “A incrível história de Leytor”, peça que conta a história de Leytor, uma criança que adora ler e recebe a responsabilidade de viajar pela “Via Lectra” para recuperar a semente da imaginação que foi tirada de seu planeta “Bíblios”.

Veja fotos da apresentação.

Com a presença dos 1ºs e 2ºs anos da Emeb Alekssandra Aparecida Siqueira, a peça encantou cada uma das crianças com o livro pop-up (livro em 3D), que concretizava os cenários da aventura de Leytor, e com a trilha sonora que aproximava os pequenos da divertida viagem.

O artista Almir Marcelino, ao lado da intérprete de libras Jessica Garcia, é quem dá graça e movimento ao percurso. A apresentação dos instrumentos musicais, os sons que emitem e as famosas obras de arte “Monalisa”, de Leonardo da Vinci e “O Grito”, de Edvard Munch, foram descobertas à chegada de cada planeta e evidenciaram a atenção das crianças a cada passo da aventura.

A apresentação foi como um convite ao espectador para o passeio ao lado do jovem leitor, que desvenda os planetas das artes visuais, o Artela; da música, Musiton; e da tecnologia, Técnus.

Ao chegar no último planeta, Leytor acaba recebendo uma pista importantíssima sobre a semente da imaginação e, ao voltar para casa, percebe que todo seu percurso foi, na verdade, fruto da sua imaginação.

“A incrível história de Leytor” reforça a importância da leitura, do exercício de conhecer e aprender, e do estímulo ao uso da imaginação. Ao final da peça, Almir comentou que cada aluno pode sim ter acesso ao mundo tecnológico que a cada dia se inova. Porém, não há nada melhor que viajar na ilimitada mente juvenil e descobrir o mundo através dos olhos de uma criança.

Para a professora Eliana, responsável pela turma do 1º ano, a visita na Casa de Cultura foi muito esperada. “Falamos com as crianças na quinta-feira (18), e na sexta já tínhamos várias autorizações assinadas. Na segunda-feira as crianças estavam com muitas expectativas de como seria. É um passeio que normalmente só a escola proporciona. Chegaram no espaço maravilhados, tudo era muito lindo. Quando começou a peça eles nem piscavam, cada página era uma alegria, nem queriam ir embora”.

O aluno Gustavo Donizete Fonatana do 1º ano ficou encantando com o “livro gigante” que a cada troca de página tinha sons de sino, assim como o pequeno Arthur Bento, também do 1º ano, que expressou grandes emoções com o cenário da peça.

Mais sobre “A incrível história de Leytor”

Com direção de Higor Pinheiro, o projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – PROAC, edital 42/2023, e é uma realização da Torres Produções Culturais e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Almir Marcelino, o “contador” da história, iniciou sua carreira aos 13 anos no teatro amador. Atualmente exerce diversas funções no meio artístico, desde ator a aderecista. Já atuou em diversos espetáculos e ministrou cursos e oficinas teatrais em toda sua carreira.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães


Publicada em • Leia mais sobre
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).