ASSISTÊNCIA SOCIAL 11/05/2022 Seminário do AEPETI discute as ações de proteção à criança e ao adolescente em Franco da Rocha

Na última sexta-feira (6), a prefeitura, em parceria com a Associação Reduca, realizou o primeiro seminário do projeto de Ações Estratégicas para o Enfrentamento do Trabalho Infantil (AEPETI) em Franco da Rocha. Por meio da iniciativa financiada pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (FUMCAD), o AEPETI realizará intervenções que sensibilizem a população com foco na garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Discutindo as pautas de proteção à criança e o adolescente de forma fracionada, o seminário abordou as ações para o sistema de garantia desse público em Franco da Rocha com representantes das secretarias municipais da Educação, Assistência Social e Saúde; Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA); Associação Reduca; Conselho Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) e o Conselho Tutelar.

A diretora de Proteção Social e representante do CMDCA no seminário, Elen Palandi, falou sobre o seminário e os benefícios que AEPETI trará para Franco da Rocha. “A capacitação da nossa equipe técnica, por meio desse projeto, é essencial para que a criança e o adolescente da nossa cidade possam ter uma vida tranquila com acesso à saúde, educação e atendimento da assistência social sem ser afetados pelo trabalho precoce”, ressalta.

Após os 12 meses definidos para a execução, o AEPETI entregará o diagnóstico detalhado do trabalho infantil em Franco da Rocha ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que, por meio desse material, definirá ações futuras e pensadas de forma conjunta entre o poder público e a sociedade civil.

O projeto será monitorado por consultoria especializada com abordagens metodológicas, dinâmicas interdisciplinares com atividades divididas em capacitações, seminários, reuniões formativas, busca ativa, entre outras etapas.

Texto: Jorge Henrique Ramos - Foto: Orlando Junior