Página Inicial Notícia

TURISMO 05/08/2022 Franco da Rocha participa do 19⁰ Salão São Paulo de Turismo

Franco da Rocha participa do 19⁰ Salão São Paulo de Turismo

Nesta semana, dias 3 e 4, Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, participou da 19ª edição do Salão São Paulo de Turismo, um dos mais importantes eventos do setor turístico do país e que oferece inúmeras oportunidades de fomento de negócios para o município.

Reunindo mais de 100 cidades turísticas para expor diversos roteiros e atrativos do Estado de São Paulo para agentes, gestores públicos, turismólogos, entre outros especialistas da área, o evento foi uma oportunidade para Franco da Rocha apresentar seu potencial turístico com a exposição de materiais gráficos de projetos e ações já desenvolvidas pela área cultural da cidade em diálogo com a economia criativa e o lazer para ressaltar Franco como uma potencial cidade turística, visto que o município localiza-se próximo à capital e a poucos quilômetros do interior do estado.

Realizado no Centro de Convenções São Luiz, Franco da Rocha foi representada pelo secretário adjunto de Cultura Adilson Cunha, pela assessora de turismo Fabíola Andrade e pelo gestor do Acervo do Museu de Arte Osório Cesar (MAOC) Elielton Ribeiro, localizado no Complexo Hospitalar do Juquery.

Mais turismo para Franco

Em junho, Franco da Rocha formalizou adesão à rota turística do estado de São Paulo no segmento "Negócios e Cultura". Com a entrada na chamada região turística (RT), a cidade passou a ter representatividade no turismo regional com a possibilidade planejar o desenvolvimento do setor de forma estratégica, contribuindo para a geração de emprego e renda em toda a região.

As regiões turísticas são territórios que possuem características similares ou complementares e aspectos em comum, como identidade histórica, cultural, econômica e até geográfica. Um dos principais objetivos das regiões turísticas é realizar o mapeamento de roteiros e itinerários que percorrem as principais atrações, eventos, serviços e toda a gama de oferta turística da cidade, bem como fomentar políticas públicas de melhorias para o setor e valorizar a cultura local, trabalhando o turismo de forma integrada e regionalizada.

E não para por aí, o município também tem opções para fazer parte de outras RTs com opções de turismo cultural no Museu de Arte Osório Cesar; no Parque Estadual do Juquery; com a Festa de Santa Cruz dos Valos; o Assentamento São Thomas Balduíno, entre outras potencialidades.

Texto: Luana Nascimento - Foto: Equipe Cultura