SEGURANÇA PÚBLICA 19/04/2022 Guarda Civil Municipal realiza ação “Fora Bullying! Por uma cultura de paz” para alunos do ensino fundamental

Na tarde da última quarta-feira (13), as crianças do 1º aos 3º anos de ensino fundamental da Emeb Cevero de Oliveira Moraes, no Parque Santa Delfa, receberam a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Franco da Rocha para aprenderem com as autoridades sobre o combate ao bullying e como se defender dessa ação. O programa é denominado “Fora Bullying, por uma cultura de paz”.

A equipe do canil da GCM levou até a escola os cães farejadores para fazerem demonstrações sobre o papel dos animais em uma operação. Desta forma, foram escolhidas pelo subcomandante Costa, as atividades de faro, que mostram o poder do animal para encontrar entorpecentes, e a ação de ataque do cão a um fugitivo. As crianças ficaram impressionadas com as habilidades e disciplina dos cães.

Após a demonstração, os pequenos demonstraram todo seu carinho ao se despedirem dos animais. “Eles são muito companheiros e espertos”, disse o subcomandante.

Para conversar com as crianças sobre bullying, a inspetora da Guarda Municipal, Conceição Gomes, levou seu companheiro de contação de histórias, o fantoche “Juquinha”, que explicou sobre a prática de violência de forma simples para que todas as crianças pudessem entender e refletir se já sofreram ou o praticaram o bullying.

A diretora da escola, Carine Evangelista, também participou da atividade demonstrando o bullying no ambiente escolar, onde ela fez o papel de uma aluna excluída pelos amigos. Conceição terminou a demonstração deixando uma mensagem sobre o combate ao racismo no ambiente escolar. “Não importa como o colega é, não importa a cor de sua pele, somos todos iguais", exclamou a inspetora.

Para agradecer a presença da guarda, as crianças fizeram vários desenhos com mensagens de gratidão. O auno Leonardo, de apenas sete anos, conseguiu escrever pela primeira vez em sua carta de agradecimento.

Texto e foto: Khananda Beatriz